segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SÉRIE: "QUEM QUER SER TREINADOR?"


Aconteceram alguns fatos e declarações que estão ligados diretamente à contratação do nosso novo treinador. Cinco nomes foram anunciados como "preferência" da diretoria pela imprensa pernambucana. Além disso, o auxiliar Sandro Barbosa declarou o seguinte: "O cara que iremos contratar tem que ser alguém novo, sem ideias feitas e vícios, alguém que possa se adaptar a realidade do clube rapidamente". 

Vica poderia ser um bom nome. A expectativa de parte da torcida para que esse técnico fosse contratado era grande, ele já tinha anunciado a desvinculação do Fortaleza, após a eliminação da Série C, inclusive ele estava na lista dos técnicos de hoje, porém, voltou atrás e continuará no clube cearense.

Vamos aos 4 técnicos de hoje: 

Nedo Xavier

Nedo Xavier é um experiente treinador que já trabalhou em grandes clubes como Coritiba, Avaí, Fortaleza (foi o técnico do vice-campeonato de 2012) além de outra equipes menores, principalmente no interior de Minas Gerais. Em Minas, possui um bom conceito devido ao trabalho no Ituiutaba (Boa Esporte) onde foi campeão do interior duas vezes e conquistou o acesso para a Série B 2011.  

Nedo é treinador novo e atualizado no mercado de jogadores, o que facilita a montagem do elenco. Dentro de campo prioriza sempre uma equipe competitiva. Nada melhor que um técnico que conseguiu tornar o Boa Esporte uma boa equipe, antes mal conhecida no futebol nacional, para comandar um clube grande que precisa de um acesso urgente.

Títulos: 2000 - Campeão Mineiro (Atlético-MG); 1999 - Campeão Paranaense (Coritiba).

Givanildo Oliveira

Como técnico, dirige principalmente equipes do norte-nordeste do país, com repetidas passagens por Sport, o próprio Santa Cruz, Remo e Paysandu. No Santa Cruz, o técnico mantém a marca histórica de 45 jogos de invencibilidade no Estádio do Arruda, além de ter levado o clube à Série A, em 2005. Já levou o América-MG à Série A e o tirou da Série C. No Paysandu, comandou a vitoriosa campanha da Copa dos Campeões de 2002, que credenciou o Papão à Copa Libertadores, feito inédito entre times do Norte. Atualmente está no ABC. 

Seria bom a volta de Givanildo? Não se pode afirmar nada, porém o Santa iniciará um novo projeto e Givanildo pode ter a oportunidade de fazer parte dessa nova fase. Apesar da pífia passagem em 2010, o treinador tem um longo currículo, com acessos e muitas conquistas. Pode ser um boa opção para um clube que busca custo-benefício. 

Títulos: Paysandu - Campeonato Paraense -1987, 1992, 2000, 2001 e 2002; Campeonato Brasileiro - Série B 2001; Copa dos Campeões - 2002; Copa Norte - 2002. Remo - Campeonato Paraense - 1993 e 1994. CSA - Campeonato Alagoano - 1990. Sport - Campeonato Pernambucano - 1992, 1994 e 2010; Copa do Nordeste de Futebol - 1994. Santa Cruz - Campeonato Pernambucano - 2005. América-MG - Campeonato Brasileiro - Série B - 1997; Campeonato Brasileiro - Série C - 2009. Vitória - Campeonato Baiano - 2007.

Ivo Wortmann

Ivo Wortmann é pouco conhecido pelo futebol nacional, pois atuou em várias temporadas no futebol estrangeiro. No Brasil, já passou pelo Coritiba, Cruzeiro e Botafogo. Um fato curioso é que ele já substituiu Zé Teodoro em 2010,  no Juventude.


O técnico está sem clube e é um aposta para 2013. O Salário está totalmente na realidade do Santa e possa ser que caia de paraquedas no Arruda. Pois, na última aposta que a diretoria do Santa Cruz fez conseguimos um acesso e um bicampeonato.

Não possui títulos como treinador. 

Flávio Araújo

Flávio Araújo iniciou sua carreira de treinador no Icasa e passou por diversas equipes na região Nordeste, até voltar ao Fortaleza. Em março de 2012, foi anunciado como novo treinador do Sampaio Corrêa, onde conquistou esse ano o título da Série D de forma invicta. 

Flávio é da nova safra do futebol nordestino. Novo, ousado, adaptado e dentro da realidade do Santa Cruz. Tudo o que o Clube precisa para dar início ao novo projeto. O treinador conseguiu restaurar o esquecido e tradicional Sampaio. Clubes do Nordeste e Paulistas já o procuraram. Seu futuro ainda será definido. Caso queira, a diretoria precisa correr atrás. 

Títulos: 2004, 2005, 2008 - Campeonato Piauiense (Parnahyba e Barras); 2012 - Campeonato Maranhense e Brasileiro da Série D (Sampaio Corrêa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer crítica que não seja construtiva será excluída.